QUEM SOMOS
A FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é uma instituição de ensino superior da Universidade de Lisboa que tem como missão expandir os limites do conhecimento científico e tecnológico, transferir esse conhecimento para a sociedade e promover a educação dos seus estudantes através da prática da investigação e desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem permanente, valorizando o pensamento crítico e a autonomia intelectual.
O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com uma abordagem integradora, onde se encontram concentrados uma grande diversidade de valências, capacidades e meios. Possui uma implantação territorial de âmbito nacional, desenvolvendo as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com centros de investigação nacionais e internacionais.
O O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é uma instituição pública de ensino superior politécnico, ao serviço da sociedade, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência, da tecnologia e das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental. O IPLeiria tem como missão desenvolver atividades diversificadas nos domínios do ensino e formação, da prestação de serviços à comunidade e da cooperação em áreas de extensão educativa, cultural e técnica, bem como no domínio da investigação.
Obtive o doutoramento em Ecologia e Biossistemática na Universidade de Lisboa em 1992, o título de agregado em Biologia Animal em 2006 e actualmente coordeno a linha de investigação de Aquacultura e Pescas no MARE. A minha actividade científica tem-se centrado em duas áreas principais: 1) estrutura de comunidades de peixes de estuários e lagoas costeiras e 2) determinação de parâmetros populacionais da história de vida (crescimento, reprodução e mortalidade) e composição da dieta de peixes teleósteos (pelágicos, demersais e de profundidade) e elasmobrânquios (costeiros e de profundidade); a avaliação e gestão de recursos pesqueiros tendo em vista a sustentabilidade do recurso.
Obtive o doutoramento em Biotecnologia (especialidade em Ciência e Tecnologia Alimentar) na Universidade Católica Portuguesa e atualmente sou coordenadora do MARE-IPLeiria. A minha atividade científica tem-se centrado na valorização dos recursos alimentares marinhos, mais especificamente, na avaliação do risco/benefício associado ao consumo de algas marinhas (baseado na bioacessibilidade e biodisponibilidade dos compostos), no desenvolvimento de produtos alimentares de origem marinha com valor acrescentado e na otimização de processos de conservação para um uso eficiente e sustentável dos recursos alimentares marinhos
Obtive o doutoramento em Ecologia e Biossistemática na Universidade de Lisboa em 2003 e actualmente lidero o grupo de Ecologia Fluvial e Conservação do CE3C. Sou professora de Ecologia na Universidade de Lisboa. A minha actividade científica tem-se centrado na biologia da conservação de peixes em rios intermitentes na região Mediterrânica. Os objectivos específicos são: 1) identificar os processos que moldam a estrutura e função das comunidades usando escalas espaciais e temporais e 2) lacunas na avaliação da qualidade da água e gestão e conservação de peixes em rios intermitentes
Sou licenciada em Biologia Marinha, doutorada em Ciências do Mar e mestre em Comunicação de Ciência. Sou investigadora de pós-doutoramento e a minha atividade científica tem-se centrado no estudo da estrutura populacional de peixes marinhos e na determinação de parâmetros populacionais da história de vida com especial enfoque no estudo das estratégias reprodutivas em peixes. Tenho estado envolvida em iniciativas de comunicação de ciência e co-coordeno o programa educativo do MARE “O MARE vai à escola.”
Sou licenciada em Biologia Marinha, mestre em Pescas e Aquacultura e doutorada em Ciências do Mar. Actualmente, sou investigadora no MARE e ao longo da minha carreira participei em vários projectos de investigação nacionais e internacionais sobre biologia e estrututra populacional de peixes marinhos, avaliação do impacto das pescas nas espécies e nos ecossistemas e das alterações climáticas no crescimento de peixes marinhos, literacia dos oceanos e DQEM, e valorização dos recursos pesqueiros.
Elisabete Silva
FCUL
Sou licenciada em Biologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e realizei o Mestrado em Biologia Marinha na Universidade de Aveiro. Colaborei com a SPEA, como voluntária, no projeto LIFE Berlengas em 2015 e fiz parte do programa POPA (Programa de Observação para as Pescas dos Açores) durante a safra de 2016. Entre 2016 e 2018, trabalhei como observadora de pescas no âmbito do projeto LIFE Berlengas da SPEA. No âmbito do projeto VALOREJET realizo viagens em embarcações de pesca comercial para estimativa de rejeições e amostragens na lota de Peniche de espécies com baixo valor comercial.
Sou licenciada em Tecnologia e Segurança Alimentar e encontro-me a frequentar o 3º semestre do mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche (ESTM, IPLeiria). Pertenço ao Grupo MARE-IPLeiria como bolseira de investigação no âmbito da valorização e otimização das condições de conservação de espécies marinhas, bem como avaliação nutricional das mesmas.
Licenciei-me em Biologia em 1998 e desde então tenho trabalhado em diversos projectos como bolseira de investigação. As minhas principais competências centram-se no estudo de idade e crescimento, reprodução e dieta de diversas espécies de peixes, bem como da análise de diferentes metodologias usadas no estudo da estrutura populacional de espécies marinhas. Tenho particular interesse na análise estatística de dados e modelação em ambiente R.
Frederica Silva
MARE - IPLeiria
Sou licenciada em Ciências Biomédicas, mestre em Oncobiologia - Mecanismos Moleculares do Cancro. Sou bolseira do MARE e a minha atividade científica neste momento tem-se centrado em análise sensorial de alimentos. A realização de estudos de consumidores relativamente aos alimentos que consumimos diariamente são cada vez mais importantes na nossa sociedade.
Sou Professora Adjunta da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (IPLeiria), membro efetivo do MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, membro colaborador do Departamento de Estatística (Universidade de Salamanca, Espanha) e realizo a minha investigação em estatística multivariada aplicada às ciências do consumo alimentar e ecologia marinha. Realizei o meu doutoramento em Estatística Multivariada Aplicada no Departamento de Estatística da Universidade de Salamanca (Espanha), onde desenvolvi investigação em modelos de três vias e sua aplicabilidade para analisar dados de estudos ecológicos com variações no tempo e no espaço. Recentemente coordenei os projetos "PÃO MAR" e “RENDA DOCE DE PENICHE”, tendo no passado sido igualmente responsável pelo projeto "PÃO D’ALGAS ".
Sou Professor Adjunto no IPLeiria, coordenador da licenciatura em Engenharia Alimentar, responsável pelo laboratório de Análise Sensorial da ESTM, membro efetivo do MARE, autor e co-autor de vários artigos científicos em revistas ISI, co-inventor de duas patentes em compostos bioativos/antioxidantes na área alimentar. A minha investigação centra-se no desenvolvimento e inovação na área alimentar, na avaliação sensorial e na pesquisa de antioxidantes de origem natural.