top of page

QUEM SOMOS

A FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é uma instituição de ensino superior da Universidade de Lisboa que tem como missão expandir os limites do conhecimento científico e tecnológico, transferir esse conhecimento para a sociedade e promover a educação dos seus estudantes através da prática da investigação e desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem permanente, valorizando o pensamento crítico e a autonomia intelectual.

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com uma abordagem integradora, onde se encontram concentrados uma grande diversidade de valências, capacidades e meios. Possui uma implantação territorial de âmbito nacional, desenvolvendo as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com centros de investigação nacionais e internacionais.

 

O O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é uma instituição pública de ensino superior politécnico, ao serviço da sociedade, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência, da tecnologia e das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental. O IPLeiria tem como missão desenvolver atividades diversificadas nos domínios do ensino e formação, da prestação de serviços à comunidade e da cooperação em áreas de extensão educativa, cultural e técnica, bem como no domínio da investigação.

leonel.jpg

Leonel Serrano Gordo

Investigador principal
FCUL | MARE-ULisboa

Obtive o doutoramento em Ecologia e Biossistemática na Universidade de Lisboa em 1992, o título de agregado em Biologia Animal em 2006 e actualmente coordeno a linha de investigação de Aquacultura e Pescas no MARE. A minha actividade científica tem-se centrado em duas áreas principais: 1) estrutura de comunidades de peixes de estuários e lagoas costeiras e 2) determinação de parâmetros populacionais da história de vida (crescimento, reprodução e mortalidade) e composição da dieta de peixes teleósteos (pelágicos, demersais e de profundidade) e elasmobrânquios (costeiros e de profundidade); a avaliação e gestão de recursos pesqueiros tendo em vista a sustentabilidade do recurso.

maria manuel gil.jpg
Maria Manuel Gil
MARE-IPLeiria

Obtive o doutoramento em Biotecnologia (especialidade em Ciência e Tecnologia Alimentar) na Universidade Católica Portuguesa e atualmente sou coordenadora do MARE-IPLeiria. A minha atividade científica tem-se centrado na valorização dos recursos alimentares marinhos, mais especificamente, na avaliação do risco/benefício associado ao consumo de algas marinhas (baseado na bioacessibilidade e biodisponibilidade dos compostos), no desenvolvimento de produtos alimentares de origem marinha com valor acrescentado e na otimização de processos de conservação para um uso eficiente e sustentável dos recursos alimentares marinhos

filomena.jpg
Filomena Magalhães
FCUL | CE3C

Obtive o doutoramento em Ecologia e Biossistemática na Universidade de Lisboa em 2003 e actualmente lidero o grupo de Ecologia Fluvial e Conservação do CE3C. Sou professora de Ecologia na Universidade de Lisboa. A minha actividade científica tem-se centrado na biologia da conservação de peixes em rios intermitentes na região Mediterrânica. Os objectivos específicos são: 1) identificar os processos que moldam a estrutura e função das comunidades usando  escalas espaciais e temporais e 2) lacunas na avaliação da qualidade da água e gestão e conservação de peixes em rios intermitentes

Vera Sequeira (2).jpg

Vera Sequeira

MARE-ULisboa

Sou licenciada em Biologia Marinha, doutorada em Ciências do Mar e mestre em Comunicação de Ciência. Sou investigadora de pós-doutoramento e a minha atividade científica tem-se centrado no estudo da estrutura populacional de peixes marinhos e na determinação de parâmetros populacionais da história de vida com especial enfoque no estudo das estratégias reprodutivas em peixes. Tenho estado envolvida em iniciativas de comunicação de ciência e co-coordeno o programa educativo do MARE “O MARE vai à escola.”

ana rita.jpg
Ana Rita Vieira
MARE-ULisboa

Sou licenciada em Biologia Marinha, mestre em Pescas e Aquacultura e doutorada em Ciências do Mar. Actualmente, sou investigadora no MARE e ao longo da minha carreira participei em vários projectos de investigação nacionais e internacionais sobre biologia e estrututra populacional de peixes marinhos, avaliação do impacto das pescas nas espécies e nos ecossistemas e das alterações climáticas no crescimento de peixes marinhos, literacia dos oceanos e DQEM, e valorização dos recursos pesqueiros.

15822567_1380966761937246_61489489713846
Elisabete Silva
FCUL

Sou licenciada em Biologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e realizei o Mestrado em Biologia Marinha na Universidade de Aveiro. Colaborei com a SPEA, como voluntária, no projeto LIFE Berlengas em 2015 e fiz parte do programa POPA (Programa de Observação para as Pescas dos Açores) durante a safra de 2016. Entre 2016 e 2018, trabalhei como observadora de pescas no âmbito do projeto LIFE Berlengas da SPEA. No âmbito do projeto VALOREJET realizo viagens em embarcações de pesca comercial para estimativa de rejeições e amostragens na lota de Peniche de espécies com baixo valor comercial.

ana marta duarte.jpg
Ana Marta Duarte
MARE - IPLeiria

Sou licenciada em Tecnologia e Segurança Alimentar e encontro-me a frequentar o 3º semestre do mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche (ESTM, IPLeiria). Pertenço ao Grupo MARE-IPLeiria como bolseira de investigação no âmbito da valorização e otimização das condições de conservação de espécies marinhas, bem como avaliação nutricional das mesmas.

ana neves.jpg

Ana Neves

FCUL | MARE-ULisboa

Licenciei-me em Biologia em 1998 e desde então tenho trabalhado em diversos projectos como bolseira de investigação. As minhas principais competências centram-se no estudo de idade e crescimento, reprodução e dieta de diversas espécies de peixes, bem como da análise de diferentes metodologias usadas no estudo da estrutura populacional de espécies marinhas. Tenho particular interesse na análise estatística de dados e modelação em ambiente R.

frederica_edited_edited.png

Frederica Silva

MARE - IPLeiria

Sou licenciada em Ciências Biomédicas, mestre em Oncobiologia - Mecanismos Moleculares do Cancro. Sou bolseira do MARE e a minha atividade científica neste momento tem-se centrado em análise sensorial de alimentos. A realização de estudos de consumidores relativamente aos alimentos que consumimos diariamente são cada vez mais importantes na nossa sociedade.

susana mendes.jpg

Susana Mendes

MARE - IPLeiria

Sou Professora Adjunta da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (IPLeiria), membro efetivo do MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, membro colaborador do Departamento de Estatística (Universidade de Salamanca, Espanha) e realizo a minha investigação em estatística multivariada aplicada às ciências do consumo alimentar e ecologia marinha. Realizei o meu doutoramento em Estatística Multivariada Aplicada no Departamento de Estatística da Universidade de Salamanca (Espanha), onde desenvolvi investigação em modelos de três vias e sua aplicabilidade para analisar dados de estudos ecológicos com variações no tempo e no espaço. Recentemente coordenei os projetos "PÃO MAR" e “RENDA DOCE DE PENICHE”, tendo no passado sido igualmente responsável pelo projeto "PÃO D’ALGAS ".

rui ganhão.jpg
Rui Ganhão
MARE - IPLeiria

Sou Professor Adjunto no IPLeiria, coordenador da licenciatura em Engenharia Alimentar, responsável pelo laboratório de Análise Sensorial da ESTM, membro efetivo do MARE, autor e co-autor de vários artigos científicos em revistas ISI, co-inventor de duas patentes  em compostos bioativos/antioxidantes na área alimentar. A minha investigação centra-se no desenvolvimento e inovação na área alimentar, na avaliação sensorial e na pesquisa de antioxidantes de origem natural.

bottom of page